Serviços de Saúde se mobilizam para o Dia D do Abril Vermelho nesta sexta-feira

0
11

Um leque de atividades diferenciadas vai marcar nesta sexta-feira (12) o Dia D do Abril Vermelho em Guarulhos, com intensificação das ações de promoção e prevenção em todos os serviços de Saúde do município. A programação é voltada ao tema “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares” – o mesmo escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado no último dia 7.

Dentro dessa proposta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços especializados vão promover palestras, caminhadas, orientações sobre o uso correto de medicamentos, café da manhã saudável, além de atividades interativas para promover saúde e prevenir doenças. A UBS São Ricardo, por exemplo, vai abordar com os usuários a ação do açúcar e do sódio no organismo.

Programação:

O Ambulatório da Criança, no Centro, vai ministrar palestra das 8 às 11 horas sobre o tema “Conhecendo os rótulos dos alimentos”, bem como abordará o cuidado com o uso de medicamentos e a importância da prática de atividades físicas para a saúde. Na UBS Tranquilidade haverá rodas de conversa durante o dia todo para falar como a mudança do estilo de vida pode alcançar a saúde plena.

Na UBS Munhoz, as atividades começam às 8 horas, com caminhada e segue até a tarde com orientações e exposições de trabalhos. Já o Ceresi promoverá das 7h até as 11h30 atividades recreativas, de postura e equilíbrio para estimular trabalhadores e idosos atendidos no local a praticarem exercícios físicos, destacando  a importância dos bons hábitos para um envelhecimento mais saudável e ativo.

Da mesma forma, a UBS Santa Paula vai promover palestra sobre postura e ergonomia às 7 horas, com orientação quanto ao bem estar físico e mental, atividade que será seguida de aula de alongamento, com técnicas de exercícios para melhoria da qualidade da saúde. A UBS Bambi fará caminhada até o Horto Florestal com pacientes e profissionais de saúde, às 8 horas e, logo em seguida, servirá um café da manhã aos participantes.

Promoção da saúde:

Na UBS Inocoop a palestra marcada para as 14 horas vai reforçar a importância da adesão aos grupos oferecidos pela unidade, tais como de Obesidade; Dança do Ventre, Horta Comunitária e Dança Sênior, para o cuidado das doenças crônicas. Também voltada à prevenção desses agravos, a UBS Nova Cidade fará uma aula de ginástica às 9 horas, com exercícios físicos para doentes crônicos.

“A gente não quer só comida” é o tema da abordagem que a UBS Jurema vai fazer às 10 horas sobre diversos aspectos da vida, em âmbito pessoal, de habitação, trabalho, educação, relação com animais, natureza, ambiental, dentre outros. A iniciativa tem por objetivo estimular a reflexão sobre nossa relação com o mundo, sensibilizando as pessoas para o autocuidado e a adoção de medidas de prevenção às doenças e de promoção à saúde. Na parte da tarde, a unidade vai promover uma oficina de decoração de chinelos, com enfoque na geração de renda por meio da arte.

Prevenção de agravos:

A programação do Dia D nas unidades ainda inclui a peça teatral “Xô Dengue” que a UBS Marcos Freire apresentará em sua sala de espera, às 11 horas. Na UBS Cumbica I os usuários poderão participar de caminhada às 8h30 e calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), que avalia o peso em relação à altura, às 13h30. Esse cálculo também será oferecido na UBS Cidade Martins às 9 horas, quando também será realizado um circuito de ginástica leve, além de orientações sobre exercícios utilizando objetos existentes em casa.

Um grande apitaço contra a dengue promovido pela UBS Primavera promete agitar as ruas do bairro a partir das 8 horas neste dia D. Do outro lado da cidade, na avenida Brigadeiro Faria Lima (região do Cocaia), o Cemeg Cantareira vai fazer panfletagem das 7 às 19 horas, para orientar quanto à prevenção de quedas (principalmente em idosos), abordando dispositivos de segurança e alimentação.

Na UBS Cabuçu, o destaque é para SPA Naturalis que será realizado na horta da unidade, com atividade de auriculoterapia, chá, sucos naturais e massagem.  Dinâmicas sobre mitos e verdades relacionados aos exercícios físicos são algumas das atividades programadas pelas UBS Palmira e Rosa de França. Além disso, a UBS Belvedere vai promover palestra “Saúde é Movimento” e circuito de atividades para crianças, a partir das 10 horas. As atrações variam de acordo com as unidades. Para participar, basta procurar um serviço de saúde da rede municipal para obter mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here