Saúde mental, depressão e suicídio são temas de destaque da saúde nesta semana

0
10

No último mês de junho o prefeito Guti sancionou a lei 7.732, que instituiu em Guarulhos a “Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio”, a ser celebrada anualmente no período que antecede ou sucede a data de 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. Por conta disso, a Secretaria de Saúde vai realizar nesta terça (8), das 9h30 às 13h, uma mesa-redonda para discutir o tema que embasou a legislação, além do Festival de Práticas de Saúde Mental na quinta (10), das 9h às 12h. Ambos os eventos acontecem no Teatro do Sesc Guarulhos, com entrada gratuita.

Aberta à população em geral, o objetivo da ação realizada com o apoio do Sesc é proporcionar mais espaços de diálogo sobre o tema, fortalecer as práticas de cuidado e assistência, bem como apresentar as diversas possibilidades de ações que ultrapassam a conduta clínica. “Nossa ideia é promover a integração entre as pessoas pela arte, cultura e convivência. Por isso, além do caráter formativo, os eventos visam, principalmente, a estimular a conexão entre as diversas áreas de assistência em busca do bem comum”, explica Fernanda Ramos Ferreira, coordenadora da Rede Psicossocial da Secretaria de Saúde.

Mesa-redonda

Conversando sobre Depressão e Suicídio é o tema da mesa-redonda que acontece nesta terça-feira (8) com a participação do filósofo formado pela PUC-SP e pesquisador sobre luto e valorização da vida Lício de Araújo do Vale, que também é membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio, da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II Bom Clima) Ângela Regina Pilon Vivarelli Martins, do psicólogo do Hospital Geral de Guarulhos, Mário Augusto Rodrigues, e da gerente do Caps II Infantojuvenil Recriar, Márcia Mendes Mattos.

As atividades terão início às 9h30 com um momento cultural, seguido da apresentação das experiências desenvolvidas pela Subsecretaria da Juventude e pelo Centro de Valorização à Vida (CVV). A proposta é reunir profissionais de saúde de diversos serviços, como atenção básica, especializada, Caps, unidades de pronto-atendimento e hospitais para apresentação de suas experiências e vivências no enfrentamento ao comportamento suicida e depressivo, que atualmente vem despontando como grave problema de saúde pública.

Festival de Saúde Mental

Na quinta-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, gestores e equipes dos serviços especializados da Rede Psicossocial, juntamente com os usuários e familiares que frequentam os serviços da rede, vão promover o Festival de Práticas em Saúde Mental. Aberto a todos os interessados, o evento será realizado das 9h às 12h em dois espaços simultaneamente.

No Teatro do Sesc haverá diversas atrações, incluindo coral, dança, Teatro do Oprimido, desfile de moda e show musical. Além disso, na sala 3, serão desenvolvidas atividades diversificadas, como oficinas de xadrez, estamparia, contação de histórias, quilling (técnica de artesanato com papel), pintura de rosto, brincadeiras e jogos corporais.

Serviço

Sesc Guarulhos. Rua Guilherme Lino dos Santos,1.200, Jardim Flor do Campo
Entrada livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.