Programa Movimenta Saúde completa um ano

0
44
A prática do exercício físico orientado é o terceiro eixo do Movimenta Saúde.

Esse mês, o Programa Movimenta Saúde completou o primeiro aniversário de intensas atividades. Instituído pela Secretaria de Saúde como um conjunto orientado de estratégias e ações focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, o programa se materializou por meio de três eixos estruturantes nas Unidades Básicas de Saúde: Sala de Espera, Dia D e Atividade física.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para discutir temas atuais em saúde no contexto do SUS (Sistema Único de Saúde), simbolizado por cores nas UBS. No mês em que o programa foi lançado, por exemplo, por coincidir com o período em que se celebra a Semana da Amamentação, ficou intitulado como Agosto Dourado, o qual buscou chamar a atenção da população para a saúde da criança e o aleitamento materno.

Já no próximo mês, Setembro Verde, será dedicado à saúde da população idosa. Sequencialmente, Outubro Rosa (saúde da mulher e prevenção do câncer de mama), Novembro Azul e Negro (saúde do homem e da população negra), Dezembro Colorido (luta contra a Aids, prevenção ao câncer de pele, luta da pessoa com deficiência e aniversário de Guarulhos), Janeiro Branco (cultura da paz), Fevereiro Pink (combate às IST/Aids), Março Roxo (alimentação saudável); Abril Vermelho (atividade física); Maio Amarelo (trabalhador e prevenção de acidentes de trânsito); Junho Marrom (saúde ambiental); e Julho Amarelo (combate às hepatites virais).

Ações

Todo mês, os profissionais das UBS elaboram um ambiente acolhedor na sala de espera da unidade com a cor do mês e informações relativas ao tema. “É nesse espaço, importante ferramenta de trabalho na educação em saúde, que os profissionais proporcionam a ampliação do conhecimento desses diversos temas por meio de orientações e demonstrações, otimizando a espera do paciente”, explica Keila Costa, coordenadora do programa Movimenta Saúde.

O Dia D é uma data específica da programação mensal para intensificar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, aberta ao público em geral em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde são realizadas rodas de conversa, caminhadas, apresentações, entre outras atividades.

A prática do exercício físico orientado é o terceiro eixo do Movimenta Saúde. Realizada sempre aos sábados, a primeira grande atividade foi a Trilha da Saúde, que ocorreu no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu), em agosto de 2017, e que teve a segunda edição no último dia 25. O objetivo foi promover a prática de atividade física em contato com a natureza, de modo que a prática e o respeito ao meio ambiente fossem incorporados no dia a dia. As crianças foram e são o público alvo desta atividade que integra o Agosto Dourado, mês dedicado à saúde da criança e ao aleitamento materno.

No mês seguinte, surgiu o Grupo de Corrida “Movimenta Saúde”, no Bosque Maia. O incentivo à prática foi o ponto de partida para que as atividades fossem orientadas por educadores físicos da Secretaria da Saúde. Mas diante da demanda, a partir de janeiro de 2018, as aulas passaram a ser itinerantes e descentralizadas, sendo realizadas em espaços como CEUs (Centro Educacional Unificado) e parques localizados nas quatro Regiões de Saúde do município: Centro, Cantareira, São João/Bonsucesso e Pimentas/Cumbica. Com isso tem sido possível oferecer a prática de exercícios físicos orientados para diversas faixas etárias, abrangendo maior diversidade dos participantes.

Trilhas, corridas, alongamentos, caminhadas, circuitos funcionais, dança, jogos cooperativos e ginástica são algumas das atividades que o programa proporciona gratuitamente à população de Guarulhos. No decorrer deste um ano foram realizadas 42 atividades. Para participar, basta o interessado comparecer ao local no dia e data marcada, trajando roupas leves, tênis e portando garrafinha de água. A programação mensal se encontra disponível nos canais oficiais da Prefeitura (site e página no Facebook) e nas UBS.

Segundo o educador físico e coordenador técnico das atividades físicas do Movimenta Saúde, Victor Hugo, o exercício físico é um poderoso remédio, pois melhora a qualidade de vida, diminui o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório, controla o nível da glicemia no sangue, melhora a flexibilidade, postura, resistência muscular, além de favorecer aspectos emocionais, trazendo bem-estar, melhora da autoestima e aumento de energia para outras atividades do nosso cotidiano.

O Programa Movimenta Saúde, juntamente com as Academias da Saúde, Núcleos de Apoio à Saúde da família (NASF) e as UBS, busca oferecer estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Informe-se na unidade mais próxima sobre a programação socioeducativa e as atividades físicas e práticas corporais oferecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here