População aproveita serviços do Saúde Agora

0
30
No Lago dos Patos, pelo Programa Movimenta Saúde, a população teve a oportunidade de fazer uma aula gratuita de circuito funcional.

Mais de mil pessoas foram atendidas neste sábado (15) nas quatro Unidades Básicas (UBS) abertas pelo Programa Saúde Agora. O prefeito Guti acompanhou a assistência prestada à população em duas UBS: Presidente Dutra e Vila Barros, onde conversou com a população e trabalhadores de Saúde. De acordo com prefeito, está em estudo a possibilidade de abertura de mais UBS no sábado – atualmente são quatro por fim de semana.

“A proposta é atender às pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem receber atendimento nas UBS. A experiência de abrir no fim de semana tem sido muito positiva e queremos ampliar”, comentou o prefeito.

Somente neste sábado foram realizados 234 consultas médicas; 87 coletas de papanicolau (exame de prevenção do câncer de colo do útero), além de outros 89 exames como de gravidez, de glicemia capilar (para medir o nível de açúcar no sangue) e para o diagnóstico de tuberculose; bem como efetuados 160 testes rápidos para a detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

Também foram contabilizados 197 atendimentos na farmácia; aplicadas 153 vacinas; regularizados cadastros no E-SUS, administradas medicações, além de outros procedimentos de enfermagem. No próximo sábado (22), o Saúde Agora vai colocar em funcionamento as UBS Cidade Martins, Carmela e Dinamarca.

Movimenta Saúde

No Lago dos Patos, pelo Programa Movimenta Saúde, a população teve a oportunidade de fazer uma aula gratuita de circuito funcional. Ministrada por Educadores Físicos da Prefeitura, a atividade proporciona diversos benefícios à saúde, como melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força muscular, coordenação motora e melhora do sistema cardiorespiratório.

Neste sábado, também compareceram para participar da atividade os nove moradores da Residência Terapêutica da Prefeitura, unidade vinculada à Secretaria de Saúde, que funciona como alternativa de moradia para acolher pessoas egressas de internações psiquiátricas de longa duração, que possuem transtornos mentais e que não têm familiares ou suporte social. “Esse tipo de atividade é muito importante para que eles possam passear. Eles ficaram muito felizes e estavam aproveitando”, explicou a Educadora Física, Nanci Soares Gouveia.

No próximo sábado (22), o Movimenta Saúde vai promover trilhas no Balneário Água Azul, localizado na avenida Guanabara s/nº (Água Azul). Para participar, basta comparecer ao local, das 8 às 11 horas, vestindo roupas leves e tênis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here