Orquestra Jovem apresenta espetáculo em homenagem ao violonista Leo Brouwer

0
7

No próximo sábado (27), às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta espetáculo em comemoração aos 80 anos do cubano Leo Brouwer, um dos maiores violonistas da atualidade. A apresentação tem classificação livre e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com uma hora de antecedência do início do evento.

Durante o espetáculo, o violonista Fábio Zanon, autoridade reconhecida em seu instrumento, executa uma das obras mais importantes do repertório recente para violão e orquestra, o “Concerto nº 2 de Leo Brouwer”.

Emiliano Patarra, maestro e regente da OJMG, celebra a execução dessa grande obra pela primeira vez em território nacional. “Demonstramos com esse espetáculo que a atividade musical realizada na cidade de Guarulhos está interferindo ativamente no cenário mundial, nos colocando à frente de um panorama riquíssimo e pleno de diversidade e que contribui, sobremaneira, tanto para a difusão dessas obras quanto para a aproximação do público com esses compositores atuais”, observa o maestro.

O espetáculo destaca ainda a execução de “Rito de Evocação dos Sons Ancestrais”, obra do jovem compositor paulistano, Matheus Bitondi, e a”Sinfonia nº. 103 em Mib Maior”, de Joseph Haydn, conhecida como “O Rufar dos Tambores” devido ao longo rulo nos tímpanos que inicia a peça. Essa é a décima primeira dentre as chamadas Sinfonias Londrinas, de Haydn.

 

Sobre Leo Brouwer

Nascido em Havana, em 1939, Leo Brouweré compositor, violonista, regente e pedagogo, é reconhecido como um dos principais contribuintes da música erudita contemporânea latino-americana. Iniciou seu trabalho de composição em 1954, focando em inúmeras séries de estudos para violão, como “Estudios Sencillos” (1960-61) e “Nuevos Estudios Sencillos” (2001), que têm a finalidade de desenvolver a técnica para a prática da execução do estudante de violão.

Serviço:

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta “Retrato do Artista”, com o violonista Fábio Zanon

Data: sábado, 27 de abril

Horário: 20 horas

Local: Teatro do Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)

Classificação livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here