Guarulhos realiza solenidade de abertura da Semana da Pátria

0
13

A Prefeitura de Guarulhos deu início na manhã desta segunda-feira (2) às comemorações da Semana da Pátria 2019, cujo tema é “Guarulhos, Cidade Unida pela Paz”. A solenidade de abertura contou com o hasteamento das bandeiras, chegada da tocha e acendimento da pira, no Bosque Maia.Por iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com as demais secretarias da cidade, as atividades se estenderão até sábado (7), quando acontece o tradicional desfile cívico-militar.

Na ocasião, participaram da cerimônia o prefeito Guti, o secretário de Educação, Paulo Matheus, o comandante da Base Área de São Paulo, coronel aviador Jailson Oliveira da Silva, o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos,e outras autoridades do município.

Guti falou sobre a importância do civismo. “É muito importante mostrar os valores da nossa nação nesse período histórico para lembrarmos que temos um papel essencial na construção de um Brasil melhor e para refletirmos sobre como exercemos nossa cidadania. Temos que reverenciar todos os nossos antepassados e sempre dar valor a nossa terra. Precisamos mostrar que o nosso país é soberano e valorizá-lo. A Semana da Pátria é um momento para resgatar e relembrar todos esses valores”, destacou.

Paulo Matheus,secretário de Educação, destacou a importância da valorização da história do país pelas escolas. “A Semana da Pátria é um momento de reflexão, discussão e, principalmente, de despertar nas crianças e jovens o sentido do amor à pátria. Nossa preocupação como governo é de consolidar ações que promovamcada vez mais o acolhimento das nossas crianças no âmbito da educação, com igualdade e inclusão”, disse Matheus.

Com uma programação especial, envolvendo os alunos da rede municipal, professores e familiares em um clima de civismo, educação e cultura, a abertura contou com as tradicionais apresentações da banda de música da Base Aérea de São Paulo e do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, houve apresentações dos alunos da EPGEvanira Vieira Romão, que interpretaram em Libras o Hino do Projeto Guard, da GCM, das alunas de ginástica artística do Colégio da Polícia Militar,do coral dos alunos da EPG da Emília, que interpretaram a música A Paz, do Roupa Nova,e da Escola Estadual Maria Leoni, que abrilhantaram o evento.

O tema “Guarulhos, Cidade Unida pela Paz”foi escolhido para despertar nos cidadãos guarulhenses sentimentos e ações que promovem a busca por um mundo mais pacífico, ressaltando ainda a importância histórica das comemorações, valorizando a diversidade que compõe a cultura local para comemorar a independência do Brasil.

Desfiles da Semana da Pátria

As atividades da Semana da Pátria continuam na quinta-feira (5), às 8h30, quando acontece o desfile cívico-militar descentralizado na avenidaMem de Sá, no Jardim Vila Galvão. Já no sábado (7), às 8h, acontece o encerramento da Semana da Pátria com o tradicional Desfile Cívico na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. Os desfiles contam com a participação das escolas da rede municipal, estadual e particular, dos CEUs da cidade,do grupamento do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal, além de outras entidades, grupos e organizações da sociedade civil.

Para conferir a programação completa acesse http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/php/gerarArquivo.php?txtID=7220.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.