Estagiários de Educação participam de capacitação sobre acessibilidade

0
5

A capacitação do “Desperte seu Olhar Inclusivo” terá a participação de aproximadamente 550 estagiários do projeto “Na diferença se faz e se Aprende”, em uma ação conjunta da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e da Secretaria de Educação. As formações, que acontecerão até o próximo dia 14, no Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), abordarão tópicos para um melhor acolhimento e atendimento aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

Os estagiários terão a oportunidade de vivenciar dinâmicas e atividades onde serão explorados o uso de outros sentidos, como por exemplo por meio da história do Menino Azul, de Cecília Meireles, com ilustrações de Elma, um material inclusivo com recursos de audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Esse e outros temas fazem parte do acervo do Projeto Diversos, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD – SP), Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e Mais Diferenças, executora do projeto.

O projeto Diversos – Livros Acessíveis e Inclusivos produz títulos da literatura infantil e infantojuvenil em múltiplos formatos para que a leitura e as histórias cheguem a todas as pessoas. Cada obra reúne vários recursos que podem ser usados por pessoas com e sem deficiência, como: narração e texto em português, audiodescrição, tradução e interpretação em Libras e Leitura Fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão. Os livros ainda contam com animações e trilhas sonoras desenvolvidas especialmente para as versões acessíveis.

Neste mês também acontecerão várias ações em comemoração ao Dia Internacional da Sindrome de Down (21 de Março), inclusive uma formação específica para os Professores do AEE – Atendimento Educacional Especializado, com a presença da pedagoga Renata Ragazzo, do Espaço Giz na Lousa, previsto para dia 20 de Março, também no Adamastor – Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here