Encontro com Beneficiários da Carteira do Idoso mobiliza público de 650 pessoas no Adamastor Centro

0
36
Além de uma mesa de café, o evento também contou com diversas apresentações realizadas pelos idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), como o desfile da Miss e do Mister melhor idade, que desfilaram pelo salão ao som de um saxofone e espetáculos de dança cigana, forró, sertanejo e gafieira, além de um show cover de Roberto Carlos e Ângela Maria

O Adamastor Centro foi palco na tarde desta terça-feira, dia 24, do 2º Encontro com Beneficiários da Carteira do Idoso, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS). Além de mais de 650 atendidos pela iniciativa, o secretário estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Gilberto Nascimento Junior, também marcou presença.

O principal objetivo foi divulgar a esse público os benefícios aos quais ele têm direito, como a Carteira do Idoso e a Tarifa Social de Energia Elétrica, e valorizar a terceira idade e sua importância para a sociedade. Na ocasião, cinco carteirinhas foram entregues de forma simbólica, e ao final do solenidade os demais idosos receberam suas carteirinhas.

Durante o evento, o secretário Alex Viterale (SDAS) destacou o aumento no número de carteirinhas entregues em dois anos: “Desde o ano 2016 até o primeiro semestre de 2018, o número de carteiras entregues teve um salto de 68%. Isso mostra a nossa preocupação em assegurar os direitos da população idosa da cidade.”

Por sua vez, o secretário estadual Gilberto Nascimento Junior falou da oportunidade para relembrar a importância da parceria da Prefeitura de Guarulhos com o Governo do Estado em garantir este direito aos idosos. “Isso o que vocês estão recebendo já está na Constituição. É mais um avanço que está acontecendo devido a essa parceria. Trabalhamos políticas públicas para um envelhecimento ativo. É preciso propiciar o diálogo entre poder público e população para aprimorar o atendimento à pessoa idosa”, afirmou.

Festa

Além de uma mesa de café, o evento também contou com diversas apresentações realizadas pelos idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), como o desfile da Miss e do Mister melhor idade, que desfilaram pelo salão ao som de um saxofone e espetáculos de dança cigana, forró, sertanejo e gafieira, além de um show cover de Roberto Carlos e Ângela Maria.

Todas as apresentações foram coordenadas pela professora Sandra Osti, responsável pelas aulas de ginástica e dança nos dois CCIs. Ela afirma que essas atividades empoderam os idosos e que trazem diversas melhorias tanto para a auto-estima como para a saúde deles. Já o secretário Alex Viterale declarou que “Não só em eventos como o de hoje, mas o Centro de Convivência do Idoso é importante para fortalecer os vínculos, resgatar o bem-estar e fazer com que se tenha um envelhecimento saudável.”

O senhor Guerino Argentino, de 81 anos, faz aulas de dança e freqüenta os dois CCIs e afirma que as atividades fazem muito bem .“Com a dança você também trabalha muito a mente. Tem que gravar os passos, dominar a dama, um monte de parafernalha da dança. Eu adoro, os meus preferidos são forró e bolero.”

Também estavam presentes a secretária-adjunta Cláudia Papotto (SDAS), a diretora de Departamento da Assistência Social, Patrícia Lins; a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosana Brito e a secretaria do Trabalho, Telma Cardia.

CARTEIRA DO IDOSO

A Carteira do Idoso é destinada a pessoas acima de 60 anos e que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. Esse benefício federal é assegurado pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

Para solicitar o benefício, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e inscrever-se no Cadastro Único ou atualizar os dados, caso já seja inscrito. Feito isso, o CRAS solicita a carteira para a Divisão de Transferência de Renda, que providenciará a emissão em sistema específico (SUASWEB) no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

CCI Santa Mena

Endereço: Av. Salgado Filho, 1.732 – Jd. Santa Mena
Telefone: 2408-3708

CCI Gopoúva

Endereço: Avenida Leopoldo Cunha, 85 – Gopoúva
Telefone: 2408-9800

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here