Curso de corte e costura é oportunidade para empreender e gerar renda na família

0
15
Duas vezes por semana uma turma de 20 moradoras de diferentes bairros de Guarulhos,como Jardim Presidente Dutra, Água Azul, Taboão, Centro, Jardim Paulista, Santa Mena, Parque Continental e Jardim City frequenta as aulas do curso de Corte e Costura Industrial oferecido pela Prefeitura no Restaurante Escola Praça Gourmet, na praça Getúlio Vargas. A iniciativa é uma opção aos desempregados para capacitação profissional e uma alternativa para a geração ou complementação de renda familiar. Com duração de cem horas, as aulas são práticas e, ao final, é oferecido certificado aos participantes. Inscrições para uma nova turma devem abrir em setembro.
Segundo a professora Maria Nativa de Arruda Souza, que costura há 43 anos, as aulas são práticas, abordando o conhecimento das máquinas, confecção de blusas, saias, calças com elástico e camisas, o básico de molde e de corte. “Ensino por carinho e o método é mais prático. O aluno já começa no tecido aprendendo a costurar, com a mão na massa”, disse a instrutora.
Nativa contou que esta é a quarta turma que está fazendo o curso. “Pela experiência que tenho metade as alunas irá para o mercado de trabalho, para as confecções. A outra irá trabalhar em casa com reforma e conserto de roupas ou pegará encomendas para fazer em casa”, revelou a professora.
Desempregada há dois anos, Leiliane Claudia da Silva trabalhava no setor administrativo de uma firma. Casada, com três filhos e vivendo na Ponte Grande, ela vê no curso uma nova oportunidade de recomeçar. “Descobri-me na costura e me apaixonei. A professora é muito dedicada. Eu não sabia nada, nem pregar botão. Quando precisava costurar alguma roupa descosturada, pedia para a minha sogra. Terminando o curso quero começar a fazer peças para vender e me aprimorar mais”, disse Leiliane, que pensa em ser costureira faccionista – a que realiza trabalho terceirizado em casa para uma confecção.
Serviço
Curso de Corte e Costura Industrial – Informações sobre inscrições para novas turmas:
Restaurante Escola Praça Gourmet (praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro) – telefone 2468-2090
Fotos: Sidnei Barros/PMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here